Significado de usar o anel em diferentes dedos
Além de ser o preferido e o mais comum acessório entre mulheres e homens, o anel assume diversas formas de usar que variam de acordo com a cultura, filosofia e tradição de cada país ou região.
Ao longo dos séculos, foram também atribuídos ao anel diferentes significados de acordo com o estatuto profissional ou social, a personalidade ou até mesmo o grau de educação.
Enfim, não existe padrão universal ou forma única de usar o anel, melhor dizendo, usar o anel sempre no mesmo dedo não é sinal de procedimento correcto, até porque, segundo algumas filosofias espalhadas um pouco por todo o planeta, cada dedo da mão está associado à astrologia, a sensibilidades e personalidades, senão vejamos:.
Se para os russos, gregos, noruegueses ou cubanos (apenas para dar alguns exemplos) o anel de casamento usado no dedo anelar direito simboliza o casamento, para muitos outros povos é sinal de viuvez ou divórcio e, para muitas das outras culturas o anel de casamento é usado no dedo anelar esquerdo.
Não podemos ignorar também a questão do preconceito. Um exemplo apenas: há quem defenda veementemente que usar o anel no polegar direito é fazer apologia à homossexualidade.
Dito isto e se achar por bem, confira a nossa lista sobre os diferentes significados do anel, dependendo tudo do dedo em que o usar.
No dedo polegar:
Neste caso e porque está voltado para nós mesmos e por ser associado à Quiromancia (arte de ler as linhas da mão), o anel representa a liberdade, o controle sobre a própria vida, o poder de decisão, a flexibilidade, a mudança, a independência, a força de vontade, o ego. Nos homens, simboliza também a masculinidade. Na mulher, o anel significa ainda a irritação e a teimosia.
No dedo indicador:
Neste caso e por ter sido usado por grandes líderes e reis, o anel simboliza a autoestima, a ambição, a liderança, o poder, a autoridade, o protagonismo. Mas, isso não faz da pessoa que o usa um ditador, um tirano. Em várias culturas espalhadas um pouco por todo o mundo, o anel representa o casamento.
No dedo médio:
Neste caso, por se situar no meio da mão e por estar associado ao planeta Saturno, o anel representa o equilíbrio, a estabilidade, a simetria a individualidade, a capacidade de análise. Especialistas de astrologia, sugerem que uma pessoa solteira à procura de uma relação séria, não deve usar o anel neste dedo.
No dedo anelar:
Neste caso, diversas culturas e religiões como a religião cristã, atribuem ao anel um sentido de compromisso e união. Em 2600 a.C., o anel já era adoptado pelos egícios como símbolo do matrimónio. Para algumas regiões norte africanas do século X a XV, o anel significava imaginação e positividade. Em muitos outros países, o anel no dedo anelar esquerdo significou sempre o noivado e o casamento. Se fosse usado numa pessoa solteira, significava romantismo, emoção e sensibilidade.
Neste caso e de acordo com filosofias espalhadas por diversos pontos do globo, o anel simboliza a confiança, o conforto, o bem-estar. O dedo mindinho é associado ao planeta Mercúrio, daí o anel aparecer ligado a relações comerciais e interpessoais mas também à comunicação e à inteligência.