‧ Envio Grátis ‧ Receba em 4 dias úteis ‧ 30 Dias para Trocar ‧ 2 Anos de Garantia ‧

Bodas de casamento: alguns exemplos e simbolismo.

O termo boda deriva do latim “votum” que significa - promessa – de duas pessoas que se manterão unidas para enfrentar as adversidades da vida, enquanto casal.

Segundo alguns estudiosos desta temática, a boda tem origem na Idade Média em pequenas povoações de alguns países da Europa Central, particularmente a Alemanha, onde passou a ser conhecida por “bodas” com o propósito de homenagear e presentear com um objecto ou uma coroa de prata e de ouro, duas pessoas que há 25 e 50 anos respectivamente houvessem assumido um compromisso mútuo relativamente a uma união eterna e a valores comuns.

Uma tradição que se manteve até aos dias de hoje, principalmente nas culturas ocidentais com a designação de “Bodas de Prata” e “Bodas de Ouro”.

No entanto, à medida que os séculos avançavam, iam-se incrementando novas datas, novas designações e novas oportunidades para o casal comemorar o casamento e celebrar o amor.

Hoje, existe uma centena de bodas, todas elas com diferentes designações e datas comemorativas.

Vejamos alguns exemplos que consideramos mais engraçados:

  • Bodas de Algodão Doce: quando o casal completa três meses de casamento. A vida a dois está no início e não faltarão motivos para comemorar, uma vez que o algodão doce simboliza a alegria, a diversão e o companheirismo.
  • Bodas de Plumas: significa que o casal completa seis meses de casamento e o seu relacionamento está suave e leve e, essa data, serve para o lembrar que é exactamente assim que a relação deve continuar. 
  • Bodas de Maternidade: marcam a celebração do nono mês de casamento. É uma data favorável ao reforço do respeito, do progresso a dois e ao amor, porque, à semelhança do que acontece nos nove meses de gestação, nesta altura, o casal criou já um vínculo profundo.
  • Bodas de Papel: o casal completa o primeiro ano do seu matrimónio, pois, de acordo com algumas crenças e tradições populares, o papel  simboliza a fragilidade, típico do começo de qualquer relacionamento, mas, ao mesmo tempo, está conotado com a flexibilidade que um jovem casal deve ter em seu poder para encarar os desafios de uma vida a dois.
  • Bodas de Aço: celebram-se quando o casal completa onze anos de casamento. Mas porquê este nome? É que o aço é um metal de enorme resistência, conhecido pela sua longevidade e durabilidade, por isso, o casal que comemora esta boda construiu, sem dúvida alguma, uma relação muito sólida para ser comparada às características do aço.

Alianças de Casamento em Aço

  • Bodas de Cristal: é a comemoração dos quinze anos de casamento. O cristal, como sabemos, é um vidro de grande transparência, que a par da confiança e dedicação, é uma característica ligada ao relacionamento, um factor fundamental para construir uma união de altíssima qualidade.
  • Bodas de Aventurina: o casal celebra trinta e sete anos de casamento. A exemplo de um casal que resiste com firmeza durante quase quatro décadas, a aventurina é também muito resistente, mas, tal como esse casal, também ela passa por diversas fases para atingir esse estatuto, por isso, esta boda representa sobretudo a união e a força.
  • Bodas de Ametista: o casal comemora os seus cinquenta e cinco anos de casamento. A ametista pertence à família das pedras de Quartzo, e não só chama a atenção pela sua beleza e por algumas qualidades benéficas para o corpo, mas também está fortemente associada à espiritualidade e a energias protectoras, logo, esta boda tem tudo para fortalecer ainda mais a harmonia entre o casal e tornar o seu amor cada vez mais belo e eterno.

Na verdade, existem mais umas dezenas de exemplos que poderíamos ter apresentado, mas fazemos votos para que a ideia patenteada no texto sobre as dissemelhanças existentes entre as diferentes bodas, tenha efectivamente contribuído para o melhor esclarecimento dos nossos leitores. 

E porque todos os anos de casamento são motivo de celebração, veja no nosso catálogo a vasta gama de alianças em aço para renovar votos e, quem sabe, reviver um dos dias mais especiais da sua vida junto da sua cara metade.