‧ Envio 4€ --» Grátis a partir de 20€ ‧ Entrega em 4 dias úteis ‧ 3 Anos de Garantia ‧ Trocas ilimitadas ‧

Alianças em Tungsténio: História, características, vantagens e desvantagens

Como bem sabemos, são muitas as precauções e decisões que o casal tem de tomar para que a festa do seu casamento  seja um sucesso, e uma delas, a nosso ver, não deve ser deixada para muito próximo da data do evento: a compra das alianças.

Ao contrário do que muita gente pensa, as alianças não são um pequeno detalhe, não, apesar da sua pouca relevância do ponto de vista material, o seu significado é muito importante, motivo pelo qual aconselhamos a opção por um modelo que entronque na personalidade do casal, ou seja, devem ser o reflexo de tudo aquilo que o casal considera, admira, estima e respeita.

Hoje decidimos escrever sobre a aliança de tungsténio que, independentemente das muitas opções disponíveis no mercado, tem sido muito procurada, nomeadamente na nossa loja, e a ser cada vez mais uma aposta dos noivos, não apenas por ser confortável e dona de um estilo especial, peculiar, com um visual moderno, mas também pelo seu preço muito abaixo dos materiais convencionais, que varia de acordo com o seu design e espessura, por isso mesmo, acessível à maioria da população.

Como diziam e bem os nossos antepassados: “não chove dinheiro na horta”.

Quer saber mais sobre o tungsténio?

Então, prossiga com a leitura do texto e conheça um pouco da história, características, vantagens e desvantagens da aliança de tungsténio em relação às demais.

Aliança Filete Dourado 6mm para Casamento, Namoro ou Compromisso em Tungsténio - REF6410

 

História

O tungsténio é um elemento químico, também conhecido como volfrâmio e, segundo vários historiadores, foi descoberto em 1758 na montanha de Erz na Alemanha pelo geólogo e químico Axel Fredrik Cronstedt, que o apelidou de tung sten que em sueco significa ‘pedra pesada’.

Depois de pouco mais de duas décadas, dois irmãos espanhóis de nomes Fausto d´Elhuvar e João José descobriram na Califórnia um ácido idêntico ao ácido túngstico que reduziram com carvão vegetal e isolaram pela primeira vez o tungsténio como metal.

Contudo, o início do tungsténio na indústria global veio a verificar-se apenas no final do século XIX. A sua aplicação verificou-se quando passou a ser combinado com outros metais, particularmente com o aço rápido, que surgiu no início do ano de 1900.

Os principais depósitos de tungsténio dividem-se por países diversos como Rússia, Alemanha, Estados Unidos ou Portugal, sendo que 75%. deles encontram-se na China.

Entre outras coisas, o tungsténio é utilizado no fabrico de luzes incandescentes, peças aeroespaciais e na indústria de joalharia.

Na industria da joalharia o Tungsténio é fundido com o Carbono, dando origem ao Carboneto de Tungsténio, o que o torna ainda mais resistente.
Originalmente, o Tungstênio tem um grau de dureza entre 7.5 e 8 na escala de Mohs, mas após ser fundido com o Carbono, dando origem ao Carboneto de Tungsténio (material das nossas alianças), o grau de dureza é de 9 na escala de Mohs.

Escala de Mohs (Fonte: Wikipedia)

Dureza Substância ou mineral
0.2–0.3 césio, rubídio
0.5–0.6 lítio, sódio, potássio
1 talco
1.5 gálio, estrôncio, índio, estanho, bário, tálio, chumbo, grafite, gelo[2]
2 hexagonal nitreto de boro,[3] cálcio, selênio, cádmio, enxofre, telúrio, bismuto, gesso
2.5–3 ouro, prata, alumínio, zinco, lantânio, cério, azeviche
3 calcite, cobre, arsénico, antimônio, tório, dentina
3.5 platina
4 fluorite, ferro, níquel
4–4.5 aço
5 apatita (esmalte dentário), zircônio, paládio, obsidiana (vidro vulcânico)
5.5 berílio, molibdénio, háfnio, vidro, cobalto, magnetita
6 ortoclase, titânio, manganês, germânio, nióbio, ródio, urânio
6–7 quartzo fundido, pirita, silício, rutênio, irídio, tântalo, Opala, peridoto, tanzanite
7 ósmio, quartzo, rênio, Vanádio
7.5–8 esmeralda, aço temperado, tungstênio, espinela
8 topázio, zircônia cúbica
8.5 Crisoberilo, Crômio, Nitreto de silício, carbeto de tântalo
9 coríndon, carbeto de tungstênio
9–9.5 carboneto de silício (carborundum), carboneto de titânio
9.5–10 boro, nitreto de boro, Rhenium diboride, stishovite, diboreto de titânio
10 diamante, carbonado
>10 diamante nanocristalino (hyperdiamond, ultrahard fullerite)

 

Características

O tungsténio é um metal do mais sólido que existe, cujo ponto de fusão se aproxima dos 2780º C, apresenta-se com coloração branco-acinzentado, é quatro vezes mais duro que o titânio, dez vezes mais duro e duas mais brilhante que o ouro, cinco vezes mais duro que o aço e é considerado pelos peritos como o único metal com brilho permanente, o que quer dizer que a aliança se manterá intacta por toda a vida, caso seja adquirida na cor original (prateada/cinza).

A consistência e rigidez, a extrema durabilidade e a enorme resistência a riscos, amassadelas e deformações faz com que a aliança de tungsténio seja apreciada pelos casais de hoje.

 

Vantagens

As alianças em Tungsténio são reconhecidas pela sua beleza particular, apesar de este não ser o único factor que o casal deverá considerar no momento da escolha, e também por garantir o melhor custo-benefício relativamente a outros materiais, como já foi referido.

Apesar de a aliança em Tungsténio não poder ser redimensionada (não é possível ajustar o tamanho), o custo de uma nova aliança ficará quase pelo preço do redimensionamento de uma aliança em Ouro, por exemplo.

A cor original do Tungsténio é prateada, pelo que as alianças nessa cor são praticamente imunes a riscos. Mas mesmo quando banhada com outros metais, o forte, maravilhoso e duradouro brilho das suas cores que não escurece nem mancha facilmente, manter-se-á durante vários anos, porém os riscos serão mais visíveis do que nas alianças prateadas.

Como também já foi dito, a aliança de tungsténio não segue a tradição, a sua configuração é moderníssima e de diversas cores.

Por fim, dado ao baixo custo das alianças em Tungsténio, é possível ter vários modelos de alianças para variar no seu dia-a-dia, podendo ser uma parte integrante do seu visual em diferentes combinações.

Na loja Pime, caso seja a preferida, o casal poderá encontrar cores lindíssimas, designadamente dourada, prateada, preta, azul, entre várias outras cores e combinação entre elas.

Alianças de casamento


Desvantagens

Pelo que sabemos, elas existem efectivamente, mas são poucas, e bastante específicas.

Como dissemos anteriormente, o tungsténio é o metal mais duro do mundo, motivo pelo qual é altamente resistente a riscos na sua cor original (preateada), no entanto, nas restantes cores (dourado, preto, etc), visto que as mesmas são um acabamento por cima do Tungsténio, os riscos poderão aparecer ao longo do tempo, expondo assim a cor original do Tungsténio, que é preateado. 

Também como, devido à dureza deste material, o mesmo é de difícil manipulação, e por essa razão, não é possível redimensionar posteriormente o tamanho da aliança.

Por fim, é importante ter em consideração que, pelo facto de o Tungsténio ser um metal tão duro, o mesmo pode quebrar se bater contra superfícies muito duras, como por exemplo, se a aliança cair num azulejo ou em tijoleira de cerâmica numa determinada posição.

Pode parecer estranho que o metal mais duro do mundo possa quebrar, porém a dureza define maioritariamente a baixa propensão a riscos e dobragem, e não à quebra.
Tal como um diamante, que é o mineral mais duro do mundo, não há nada que o consiga riscar, excepto outro diamante, no entanto, ele quebra facilmente caso caia ao chão numa determinada posição.
Assim, é importante perceber que, quando mais duro for um metal ou mineral, mais propenso é a quebras, mas mais resistente é a riscos e à dobragem.

Esperamos que os nossos leitores e clientes tenham gostado das dicas que aqui deixamos. Como sempre, foi um gosto!

Poderá ainda visitar o nosso Catálogo de Alianças em Tungsténio directamente na nossa loja online.

 


_____________________________

Na PIME.pt oferecemos uma ampla seleção de alianças de alta qualidade a preços acessíveis. Convidámo-lo a consultar os nossos catálogos através dos seguintes links:

 

 

Descubra todos os nossos modelos de alianças, cada um representando uma peça única e especial para satisfazer as suas necessidades e preferências individuais.