‧ Envio 4€ --» Grátis a partir de 20€ ‧ Entrega em 4 dias úteis ‧ 3 Anos de Garantia ‧ Trocas ilimitadas ‧

Saiba tudo sobre o casamento Hindu

O casamento indiano varia de acordo com a cultura, a religião e os costumes das diversas etnias espalhadas pela Índia.

Regra geral, o casamento é uma festa de longa duração e carregada de simbolismo e cor como acontece com o casamento hindu, considerado pela maioria dos indianos como o mais célebre casamento daquele país.

Por isso, nada melhor como conhecer alguns significados e particularidades que caracterizam esse casamento.

Antes da cerimónia
Indumentária

Falar da vestimenta do casal é o mesmo que falar de uma tradição para o casamento hindu que remonta a quatro mil anos.

A noiva opta maioritariamente por um vestido em tons rosa ou vermelho ou de outra cor brilhante, desde que ele não seja curto ao ponto de mostrar as suas pernas.

O noivo usa um traje normalmente branco ou em tons prateados e dourados, acompanhado de um lenço na cabeça de uma ou várias cores e em forma de touca.

Rituais

Ramos e flores são desenhados nas mãos da noiva na véspera do casamento que indicam a sua classe social. Nesse mesmo dia os noivos banham-se em óleo extraído da árvore de sândalo indiana, recitam mantras (poemas afectos ao hinduísmo) e cumprem religiosamente alguns rituais de meditação e de purificação para que possam enfrentar tranquilamente uma nova vida.

Haldi: os noivos devem aplicar cúrcuma no corpo (planta herbácea, também conhecida por açafrão da India, raíz de sol, açafroa ou gengibre amarelo) ao som de músicas e danças, depois de terem enviado os convites de casamento.

Mehendi: os noivos tatuam o corpo com henna (corante extraído da planta Lawsonia Inermis) para trazer harmonia e sorte ao casamento. Muitos noivos preferem cumprir este ritual momentos antes da troca de anéis ou alianças.

Sangeet: é a festa de despedida de solteiros dos noivos, festejada com familiares e amigos.

Jóias

O único bem que a noiva terá depois do casamento são as jóias que recebe da sua família, consideradas na cultura hindu como partes essenciais nos adornos usados por ela no dia da cerimónia.

Noiva:

Bor: tipo de adorno usado na testa no dia do casamento para embelezar o véu e o penteado.

Mangalsutram: colar feito com contas pretas e revestido a ouro. Simboliza a prosperidade e só pode ser tirado pela futura esposa em caso de viuvez.

Nath: brinco que a noiva usa no nariz em forma de piercing mas de maior dimensão. Simboliza o fim da virgindade da mulher.

Paizeb: adorno de prata com sininhos usado em redor do tornozelo. Representa a boa sorte.

Noivo

Anel de ouro e pedras de diamantes. Representa a união entre pessoas no âmbito da afectividade.

Cerimónia

O noivo chega acompanhado pela sua família e é recebido por amigos e outros convidados à entrada da Mandap, que é uma tenda com quatro colunas que representam os pais dos noivos. Baarat é o nome deste ritual.

O momento mais aguardado da cerimónia é quando se retira a cortina que separa os noivos na Mandap para que possam trocar entre si um adorno de flores e frutas.

Depois de purificar o ambiente na Mandap com óleos e essências e de realizar o ritual das Poojas (adoração e devoção a Deus através da oração), o Pundit (sacerdote hindu) celebra o casamento apelando simbolicamente aos entes queridos que partiram para serem testemunhas do enlace.

A mulher recém-casada oferece mel e iogurte ao seu marido e os dois trocam presentes entre si, normalmente um colar, perspectivando um futuro doce, puro e promissor.

A cerimónia termina com a troca de anéis ou alianças depois do pai da noiva a ter entregado formal e solenemente ao noivo. Kanya Danam é o nome deste ritual.

Depois da cerimónia

Os recém-casados dirigem-se para a sua nova casa, entram com o pé direito, acendem uma vela e ficam em silêncio à espera que a noite caia. Depois homenageiam os seus antepassados dedicando-lhes algumas orações.

 Bôda ou Buffet

O facto de oitenta por cento da população indiana ser vegetariana, todos os alimentos que consomem são de modo geral dessa espécie. Carne não faz parte do menu, já que, na Índia existem animais considerados sagrados, como por exemplo, a vaca.

Uma das tradições mais bizarras do casamento hindu é tocar músicas sem letras.

Se os noivos tiverem um padrão de vida e de consumo baixo, a festa é feita na rua com familiares, amigos e outros membros da comunidade hindu e a lua-de-mel é passada na nova casa.

Com este texto escrito com base em estudos de especialistas em assuntos religiosos, esperamos ter contribuído para o melhor esclarecimento dos nossos leitores relativamente a tradições, simbolismos e rituais presentes no casamento hindu!