Que erros devemos evitar para manter uma boa relação?
Apesar de ser muito agradável, nem sempre é fácil e reconfortante manter uma relação afectiva, até porque, cada um de nós foi crescendo com princípios e valores transmitidos pelos nossos pais e avós e que, por vezes, são inconciliáveis com os do nosso parceiro ou parceira.
Sempre que isso acontece, o casal começa a sentir uma estranha sensação de ausência e desespero, como se não se conhecessem um ao outro, colocando mesmo em causa um relacionamento de amor e paixão que ambos pensavam existir entre eles.
Por mais firme e consistente que esteja a relação, ela facilmente se destruirá se o comportamento de um ou ambos estimular a prática de erros que tão cedo não os deixarão em paz.
Neste contexto, não falar ou insinuar que retirou o outro ou a outra do seu coração ou criticar, acusar ou apontar o erro alheio, não será seguramente a melhor forma de afastar a divergência que assolou a amizade, o amor, a paixão e a afectividade que um tinha pelo outro.
O erro, comum ou não, nunca é desejável, por isso, quem ama deve dialogar calma e ponderadamente, no sentido de evitar novos erros para resolver um diferendo aparentemente decisivo ou até mesmo irreversível.
O objectivo deste texto é ajudá-lo/a a perceber os erros que não deve cometer numa relação afectiva, porque entendemos que, de uma ou outra forma, é sempre possível evitá-los. É nesse sentido que lhe vamos tentar demonstrar quais são os avisos de alerta que a sua mente lhe transmite para que perceba que algo vai mal na sua relação, não sem antes lhe dizer que o primeiro erro a evitar é fingir ser a pessoa que realmente não é apenas para agradar à outra parte, como por vezes acontece no início de uma qualquer relação.
Os primeiros sinais de alerta são:
- Sentir necessidade de questionar-se se aquilo que sente pelo seu companheiro ou companheira, é efectivamente amor;
- A falta de atenção, de empatia, de aceitação, de interesse, de apoio, de dificuldade em dialogar ou manifestar as suas emoções, são outros avisos que deve levar em consideração;
- A mentira, a falta de confiança e transparência, são mais erros que, com grande certeza, colocarão em xeque a harmonia no seu relacionamento;
- Não amar o parceiro/a como ele/a é, com todos os seus defeitos e qualidades mesmo que eles não se coadunem com os seus princípios e valores, ou exigir que ele mude só porque você quer ou impõe é também um erro que poderá indicar o caminho para uma separação que não se poderá fazer, quiçá, no sentido inverso;
- Não discutir sistematicamente por coisas fúteis, porque, parecendo que não, existem estudos credíveis que apontam para um erro desnecessário mas com grande influência no desfecho da relação.
Concluindo: como já verificou, para manter a relação com quem sempre sonhou, é muito importante que se coloque no lugar do seu amado para prever como agiria se ele se comportasse consigo como você se comporta com ele. A nosso ver, este é o principal segredo para uma relação apaixonante e duradoura.
Celebre o amor junto da sua cara metade e surpreenda-a com as nossas alianças em aço.